Com o tema Fama, o enredo deste ano da carioca Acadêmicos do Salgueiro homenageou também uma das personalidades mais famosas da história da humanidade: Che Guevara. No seu desfile, a Bateria do Salgueiro, uma das mais tradicionais do Rio de Janeiro, entrou na Sapucaí vestindo fantasias com a imagem do Comandante Che Guevara.
Che Guevara foi, sem duvidas, um dos homens mais famosos de todos os tempos. A imagem de Che é a segunda mais comercializada do mundo. Só perde para a de Jesus Cristo.

O argentino Ernesto Che Guevara foi, ao lado de Fidel Castro, um dos principais líderes da Revolução Cubana e um dos maiores revolucionários do mundo, defensor do socialismo e do internacionalismo proletário que lutando pela libertação dos povos oprimidos e das classes populares sacrificou heroicamente a sua vida na tentativa de implantar um movimento guerrilheiro e libertário na Bolívia onde é considerado marti pelo povo pobre por quem ele lutou e morreu.
Por sua vida, sua luta, suas idéias e seu exemplo, Che Guevara é lembrado e homenageado no mundo inteiro. Por isso, foi muito justa e bonita homenagem do Salgueiro. Linda de se ver! Enriqueceu em muito esta já tão maravilhosa manifestação da cultura popular brasileira que é o Carnaval.
A reação dos reacionários
Ironicamente, a homenagem do Salgueiro, cuja Bateria é chamada de "Furiosa", causou uma reação furiosa de uma diminuta minoria pútrida de reacionários raivosos que se revoltaram com a fantasia dos ritmistas salgueirenses e vociferaram pela internet todo o seu vil e venenoso ódio contra o nosso valente Comandante Che. Mas em suas deformadas criticas eles não conseguem disfarçar todo o preconceito que carregam contra o povo pobre. O ódio deles é contra os trabalhadores e contra quem lutou pela classe trabalhadora como fez Che Guevara.
Por isso, caros leitores fica o aviso: direitismo, conservadorismo, reacionarismo e preconceito deformam a mente e o caráter causando uma doença crônica muito mais perigosa que a raiva animal. Algumas das manifestações mais cruéis brutais e assassinas desta doença social são: o nazismo, o fascismo e as ditaduras militares engendradas por estas direitas irracionais e serviçais dos privilégios das classes dominantes e exploradoras e da conservação de uma ordem social injusta, desigual e atrasada.
Uma homenagem a todos que lutam por um mundo melhor
Uma homenagem a todos que lutam por um mundo melhor
A homenagem da Salgueiro a Che Guevara é também uma homenagem a suas ideias e a todos aqueles que partilham desse ideal, lutando por um mundo mais avançado e justo, e pela integração latino americana
Viva o povo brasileiro e latino-americano.
Viva Che Guevara!
Viva Che Guevara!
Fontes: Jornal Rede Democrática e Portal Vermelho
Nenhum comentário:
Postar um comentário