quarta-feira, 11 de julho de 2012

Conselho Comunitário de Segurança: vitória da cidadania

Atendendo a reivindicação da FAMAC-NIT, dos movimentos comunitários e populares de Niterói e da sociedade civil organizada, o Instituto de Segurança Pública - ISP-RJ do Governo do Estado, promoveu a eleição e posse da nova Diretoria do Conselho Comunitário de Segurança de Niterói no ultimo dia 26/06/2012.

Com a desistência de uma das chapas o processo se deu por chapa única sendo eleito para a Presidência do Conselho, Leandro Santiago de Barros que junto com seus companheiros de Chapa já acumulam uma história de muitas conquistas para a sociedade em anos de atuação pelo Conselho.

O Conselho Comunitário de Segurança existe desde 2006 constituindo um espaço de participação do cidadão e das organizações populares e comunitárias como a FAMAC-NIT e a FAMNIT. Ao longo destes anos, das reuniões do Conselho saíram muitas denuncias, reivindicações e propostas concretas que obrigaram o Estado e as autoridades públicas a ter que agir para atender as demandas da população: A Ronda Universitária e pontos de fiscalização eletrônica criados para coibir assaltos e violência, sendo que ambos foram abandonados pelas autoridades públicas e precisam ser retomados; Implantação, por iniciativa do Conselho, da Delegacia Legal na AV. Amaral Peixoto e do DCAV - Delegacia da Criança e Adolescente Vítima de violência; As primeiras denuncias de migração para Niterói de bandidos foragidos das UPPs do Rio; Atuação em diversas áreas para a melhora da segurança pública como a reivindicação de Iluminação e urbanização e a realização de operações de combate a criminalidade nas ruas.

Tudo isso obtido por um Conselho que não conta com Sede nem qualquer infra-estrutura para desenvolver seus trabalhos e cujos Diretores não recebem nenhuma remuneração pelo trabalho prestado a coletividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário