quinta-feira, 3 de outubro de 2013

FAMAC-NIT e Projeto TUAM estabelecem parceria

A FAMAC-NIT e o Projeto Tuam firmaram parceria para a realização de ações na área social. O Projeto Tuam desenvolve atualmente um importante trabalho social de cunho educacional e esportivo que atende a uma média de 160 crianças por semana em aulas gratuitas de Judô, Jiu-Jitsu e Muaythai.

As aulas são realizadas as segundas e quartas-feiras a partir das 18:30 na quadra da Escola Lápis de Cor, localizada na Estrada Caetano Monteiro, 794, Pendotiba, Niterói - RJ e atendem a crianças das mais diversas localidades, sem restrições geográficas.

O Presidente do Projeto Tuam, Alcimar Fonseca de Souza Junior, nos informa que ainda há vagas disponíveis para matricula nas aulas.

Leia abaixo a apresentação, as metas e os objetivos do Projeto Tuam

IDENTIFICAÇÃO:

PROJETO TUAM – TODOS UNIDOS POR UM AMANHÃ MELHOR

ENDEREÇO: RUA GUILHERMINA BASTOS Nº 04 – BADU – PENDOTIBA – NITERÓI /RJ

CEP 24.320-370

TELS: (21)9597-9650 / 7845-3689

RESPONSÁVEL/ PRESIDENTE: ALCIMAR FONSECA DE SOUZA JUNIOR

BANCO ITAÚ AGENCIA 4821 CONTA 06959-0

CNPJ: 09.255.463/0001-79

projetotuam@r7.com

Facebook: Tuam

Apresentação

A Tuam é uma Instituição Filantrópica sem fins lucrativos, que nasceu do sonho de um grupo de pessoas que tinham em comum a vontade de atuar em prol da melhoria das condições de vida. A localidade escolhida para a sede social foi o Badu no município de Niterói, comunidade que apresenta graves déficits sociais . 

Introdução

A Tuam atua em prol da melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes bem como abrangendo atendimento de pais e responsáveis, pois acreditamos que a família necessita ser assistida como um todo e não apenas de forma fragmentada .

A Comunidade do Badu é uma localidade de extrema pobreza , onde as crianças e adolescentes estão expostas a todo sorte de infortúnios e muitas vezes totalmente desprovidas de condições dignas de desenvolvimento e crescimento no que tange as necessidades básicas como educação, alimentação, saúde, higiene e lazer.

Justificativa

O intenso e desordenado processo de urbanização dos municípios brasileiros e as desigualdades sociais do pais propiciam a ocupação de áreas impróprias ao assentamento humano e as atividades urbanas, em especial , nas periferias de regiões metropolitanas.

A realidade das comunidades Badu são de pessoas vivendo de sub-emprego ou mesmo sem nenhum recurso financeiro e com quase nenhuma qualificação profissional , um grande numero de pessoas se estabelecem em áreas de risco.

Acreditamos que a sociedade tem que se mobilizar para estabelecer relações que superem as mazelas sociais vivenciadas, tornando todos os homens partícipes de um mesmo e grande projeto em que a qualidade de vida também se expressa na qualidade das relações entre os seres – Uma nação só alcança o desenvolvimento do seu potencial, efetivamente, quando ela passa a não desperdiçar seus recursos humanos, sem alijar a população de menor renda de oportunidades de crescimento e aperfeiçoamento; atitudes assim procuram transformar a cara tão desigual deste pais múltiplo, multiforme, multicolor, que é feito de mil faces e realidades.

Ao desenvolver os jovens que vivem em comunidades com Instituições e outros grupos locais, surgirá uma rede de cooperação que contribuirá para o estabelecimento de parcerias permanentes e a realização de ações voltadas a melhoria da qualidade de vida , o que contribui para o desenvolvimento auto sustentável do Projeto. 

O Grande diferencial deste projeto não esta nas atividades e estratégias utilizadas, mas nos princípios que partilhamos no movimento de desenvolver a cada um destes jovens e adultos a possibilidade de mudar a sua realidade e da sua comunidade como um todo.

Objetivo Geral

Proporcionar capacitação profissional de jovens e adultos através de cursos profissionalizantes que possam a curto e médio prazo proporcionar geração de renda. 

Atender crianças carentes da comunidade na faixa etária de 2 a 4 anos com Creche e Recreação, no horário de 7:30h as 18h de segunda a sexta, para assim possibilitar a inserção dos pais/responsáveis ao mercado de trabalho.

Objetivos Específicos:

- Implementar repertorio de conhecimentos básicos e profissionalizantes que promovam a geração de renda e a fixação dos jovens e adultos da comunidade.

- Criar rede de cooperação capaz de absorver a produção de produtos gerada pelos jovens e adultos da comunidade e promover a qualificação continua e sustentação do projeto.

- Fomentar a cidadania e a associação de pessoas em tornos dos objetivos definidos pelo grupo, aprender o trabalho em equipe.

- incentivar a diagnosticar seus problemas e estabelecer soluções de modo coletivo, proporcionando reflexão sobre o exercício da cidadania.

- Colaborar para a melhoria da qualidade de vida e geração de renda numa perspectiva sustentável. - Possibilitar o crescimento profissional e a inserção no mercado de trabalho dos pais e/ou responsáveis legais.

- Acolhimento de crianças carentes em risco social, oriundas de famílias carentes que não possuem condições de pagar uma creche particular.

- Incentivar e qualificar o voluntariado através dos próprios moradores da comunidade para que atuem e se conscientizam da sua responsabilidade social e de seu papel atuante na construção da sociedade que buscamos. a melhoria da qualidade de vida de famílias carentes, pois tendo onde deixar os filhos se torna mais viável a busca de uma ocupação ou atividade remunerada que possa elevar o padrão de vida da família.

Público Alvo

Direto: 

Crianças : faixa etária de 2 a 4 anos com creche 

Crianças : faixa etária de 5 a 12 anos atividades esportivas 
Adolescentes e jovens : faixa etária 12 a 18 anos também com atividades esportivas
Jovens : 14 a 18 anos , de baixa renda não inseridos no mercado de trabalho formal e residentes na localidade

Adultos: 19 a 50 anos, de baixa renda não inseridos no mercado de trabalho, não possuidores de renda e residentes da comunidade. 

Indireto:

- Famílias em situação de vulnerabilidade social
- Toda a comunidade

Fotos: aulas de Judô, Jiu-Jitsu e Muaythai do Projeto Tuam:









Nenhum comentário:

Postar um comentário