segunda-feira, 18 de abril de 2011

Histórico da FAMAC-NIT

A FAMAC-NIT foi fundada em 20 de março de 2007. Ela é a primeira federação municipal representativa do movimento de favelas do nosso município. Fruto da insatisfação das lideranças comunitárias com a situação de abandono das comunidades carentes da cidade, a FAMAC-NIT representa um marco histórico no movimento comunitário de Niterói, pois com ela as comunidades carentes ganharam uma Federação própria para lutar pelos seus direitos e ao mesmo tempo somar forças com o movimento de bairros.


Apoiando a auto-organização da população das áreas carentes no movimento comunitário através da criação e apoio ás Associações de Moradores e Centros Pró-Melhoramentos, a FAMAC-NIT buscou organizar as lutas pela regularização fundiária e direito a moradia, pelo acesso aos serviços públicos, pelo desenvolvimento social e econômico dessas comunidades e de todo o nosso município objetivando a geração de emprego e renda e a qualificação profissional da juventude e dos trabalhadores. Para alcançar estes objetivos a FAMAC-NIT se coloca como um instrumento para a participação política e a conquista da cidadania pela população das comunidades carentes, combatendo todas as formas de violência, intolerância e preconceitos como os de etnia, sexo, condição social e econômica, credo religioso ou político.

Na sua curta história, a FAMAC-NIT já se destacou pelas Ações Sociais visando levar assistência e serviços a população. Nesse sentido foram implementados os Projetos FAMAC-NIT em Ação I, II, III, IV, V, VI e VII que atendeu a mais de 10.000 pessoas e FAMAC-NIT Saúde – Fluoração Bucal que atendeu a 5.000 pessoas, sendo realizados nas comunidades de Charitas, Preventório, Centro, Vila Ipiranga, Santo Cristo, Coronel Leôncio e Buraco do Boi. Foram feitos atendimentos jurídicos, informação sobre os direitos do consumidor, isenção nas taxas para a tiragem de documentos e retirada de segunda via, aplicação de flúor e distribuição de escovas de dente, massoterapia e fisioterapia, palestras de higiene e saúde, medição de pressão arterial, exame de sangue e exames diversos, corte de cabelos, doação de mudas de plantas, capoeira, peças teatrais, palestras, oficinas e brincadeiras com as crianças, etc...

A FAMAC-NIT tem pautado sua atuação na união de forças para a promoção de ações que contribuam para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Assim realizamos parcerias com governos, empresas e com diversas organizações da sociedade civil incluindo o Governo do Estado do Rio de Janeiro e suas Secretarias como: a Secretaria da Região Metropolitana, a Secretaria de Habitação e o ITERJ, Secretaria de Trabalho, Secretaria de Educação, Ceasa, Fundação Leão XIII; ALERJ, ASPERJ, Clinica de Hemoterapia, Drogaria Moderna, Prefeitura de Niterói, Administração Regional do Centro, Secretaria Municipal de Iluminação Pública, Nitrans, CLIN, 12º BPM, Exército Brasileiro, a Fortaleza Santa Cruz e o Forte Imbuí, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Segurança, Barcas S/A, Reencontro, Instituto Evangélico, Lar Batista, Unipli, Universo, Senac, Senes, Projeto de Olho no Futuro, Colégio e Curso Moreira Alves, IFEC, Lions Club, Fluarte, Microlins, Instituto MGP, Colubandê, Capoeira Mestre Mica, Escoteiros de São Francisco, Viação Araçatuba, Viação Ingá, a Cruz Vermelha do Brasil, o Cria-UFF, entre outros.

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELA FAMAC-NIT

Na tragédia das chuvas, juntamente com a Cruz Vermelha, doamos cestas básicas para os desabrigados.

No dia estadual do líder comunitário, mocionamos mais de 150 lideranças e parceiros da Federação.

Acompanhamos as obras do PAC no Preventório, Cocada e Vila Ipiranga.

Estivemos presentes com os técnicos do ITERJ no morro do Preventório visitando os moradores e cadastrando as famílias que foram para os condomínios.

Intervimos junto ao ITERJ a favor de famílias moradoras de uma comunidade vizinha a Serra da Tiririca e ameaçadas de despejo.

Entramos com processos de regularização fundiária da comunidade do Remanso Verde na região de Pendotiba e desarquivamos processos de regularização fundiária da comunidade da Cutia.

Expusemos para a sociedade as falhas do médico de família.

Mobilizamos e organizamos os Mototaxistas e Motofretistas do município para a defesa dos seus direitos.

Fizemos inúmeros atendimentos jurídicos, encaminhamentos para vagas de emprego e estamos lutando para a ampliação da qualificação profissional.

Estivemos na organização da Conferencia de Igualdade Racial de Niterói.

Realizamos a Jornada do Idoso que promoveu a formação de cuidadores.

Atuamos nos Conselhos Municipais da Mulher, Segurança, Comunitário de Saúde, Orçamento Participativo, Comissão de Integração Comunitária da OAB, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário